HAPPY DOG - HAPPY CAT

Um dia, largaram as correntes, abriram as suas asas, e voaram.... para um novo Mundo, para uma nova Vida... Que sejam agora felizes, que o tempo apague depressinha as memórias dos canis e da rua, onde um dia foram abandonados à sua triste sorte.

Thursday, May 25, 2006

Nicha - Micha

Em Março de 2006, esta caniche tão pequenina e ainda bebé, foi abandonada no Canil Municipal de Almada. O seu arzinho tão frágil dizia tudo, a forma como ela olhava para a Marta, sempre sossegadinha, sempre sentadinha, mas com um olhar tão carente de mimos e de afecto, que cada vez se tornava mais dificil sabe-la ali, naquele sítio frio, sem haver uma maneira de a poder ajudar. Ela gritava silenciosamente por socorro e ninguém sabia o que se passava. Este foi o apelo que fizémos para a Nicha:
"Eu sou a Nicha e estou num canil municipal. Sou uma linda canichita, super pequenina e frágil, doida por miminhos e carinhos e que não fez mal a ninguém para ter vindo aqui parar. Sou um doce, diz quem me conhece, vejam bem esta minha linda carinha de menina mimada, estou aqui e fui deixada à minha sorte, eu sinceramente não consigo entender estas coisas! Sou muito frágil e corro o risco de adoecer ou outras coisas piores que acontecem nos canis municipais..... Preciso urgentemente de alguém a quem eu possa amar, e que também me queira para toda a vida, sem nunca mais me abandonar. Se me quiseres adoptar, para me dar qualidade de vida e muito amor e dedicação, então contacta as minhas amigas."
Felizmente que este apelo não se tornou indiferente a algumas pessoas, e a Nicha pequenicha arranjou umas madrinhas que decidiram entre todas, dar-lhe uma mãozinha e ajudá-la a ir prá frente na sua vidinha: a Tia João Palmela, a Tia João Janico, a Tia Marta Panfinha e a Tia Cristina que a recebeu em sua casa como Família Temporária. Todas elas ajudaram na saída da Nicha do canil, nas idas ao veterinário e a arranjar-lhe um doninho 5 estrelas.
A Nicha foi levada ao veterinário, e aí soubémos que tinha a bacia partida, tinha sido vítima de um atropelamento e que talvez por isso tivesse sido deixada no canil municipal. Como é que há pessoas capazes de fazer uma coisa destas? Há quanto tempo estaria a Nicha em sofrimento e com dores? Felizmente, e por ainda ser novinha, a operação da Nicha correu bem e a recuperação prometeu ser um êxito.
Entretanto, a divulgação continuava, e a Nichinha à espera de ser adoptada. Teria de ser alguém especial, pois a Nichinha já tinha sofrido muito no seu pouco tempo de vida.
Esse alguém apareceu finalmente no dia 22 de Abril. A Nicha foi adoptada pelos pais da Mara - e claro também por ela -, está feliz no meio de outros cãezinhos, tem mimos, e finalmente o calor de um LAR.
Obrigada à Mara e à sua família por terem adoptado a Nicha, ela está linda, linda de morrer :)
------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá! Lembram-se de mim a canichita super frágil chamada Nicha? Pois é a minha vida felizmente mudou hoje chamam-me Micha, vivo com os meus donos que me tratam com muito miminho, sou a filha mais nova. Sou o centro das atenções cá em casa. Durmo na caminha deles, pois eles não se importam e eu tb não! A minha dona tem tido muito cuidado comigo, leva-me à rua para fazer só as necessidades, por vezes ando ao colinho a passear, pois ainda estou em recuperação da minha bacia que estava partida. Estou a recuperar bem e a cada dia que passa sinto-me bem melhor, depois abuso, e os meus donos ainda não querem que eu salte muito. Eu sinto-me melhor e quero mostrar que tenho muita vida dentro de mim! A minha dona só diz que quando eu estiver a 100% sou terrivel! A minha mana humana a Mara foi quem me trouxe para esta casa, adora-me e diz sempre aos papás que sou 50% dela!Fico muito feliz quando a vejo pois ela tem a Luna e a Lady e damo-nos bem, gosto muito dos fins de semana que nos juntamos, brincamos muito e a casa fica cheia! Estou super feliz toda a famila gostou de mim e sou muito amada. Eles dizem que quando o meu pêlo crescer vou ficar um charme! Um grande beijinho para quem lutou por mim e me fez acreditar que eu iria ser feliz.

Inês - Lassie

Em Novembro de 2005, o Canil Municipal de Almada estava cheio de bebés. Alguns abandonados directamente no canil, outros apanhados nas matas e na praia e cujo destino também foi o canil. Fizémos vários apelos separados para estes bebés, inclusive um só para as meninas, a quem démos o nome de Babies. Entre elas estava a pequenina Inês, cuja foto podem ver em separado.
"Nós somos as Babies e estamos num canil municipal Somos umas meninas muito lindas, temos dois mesitos e vamos ficar de porte médio. Ainda tão pequeninas e já temos de passar por isto, porquê? A nossa amiga veio cá tirar umas fotografias, e aproveitámos para fazer umas traquinices, e saltitar umas por cima das outras para ver quem é que ficava mais à frente, tal era a ânsia de termos atenção. Estamos aqui à espera dum doninho, mas daqueles bons. Nada de gente doida que adopta no Natal e depois nos põe na rua. Não queremos ser presentes de sapatinho. Aqui está muito frio, chegam a estar 0 graus, e não temos nada para nos aquecer. Gostávamos muito de ser adoptadas,e de ir para um lar quentinho, mas o coração do nosso dono também tem de ser quentinho..... pois não queremos voltar a ser abandonadas. "
Em Dezembro de 2005, muitos bebés continuavam no canil. Estava muito frio, e todos estes bebés tremiam o dia todo, aconchegando-se uns nos outros... à espera. Um dia, recebemos um telefonema de uma rapariga muito simpática de nome Clara que nos disse logo que não poderia adoptar, mas queria ajudar um bebé do canil, sendo Família de Acolhimento Temporária. Lá combinou as coisinhas todas com a Marta, lá foi ao canil e lá trouxe uma menina, mas com o coração despedaçado por não poder trazer mais nenhum bebé.
A Inês também teve direito a um apelo individual, que também fica aqui registado.
"Olá. Lembram-se de mim ? Devem lembrar porque pelo que me diz aqui a minha amiga, já não sou nova por estas bandas. Então como sabem eu estava num canil municipal. Nem me quero lembrar. Tanto friozinho que eu passei ... Mas vou-vos contar o que me trás aqui ... Este sábado, estava eu enroscada no meu canto, a tentar recuperar de mais uma noite gelada que tinha passado, quando vejo surgir uma sra com um ar muito simpatico a olhar para todos nós. Fomos todos a correr para a rede. Percebemos logo que aquela sra estava ali para levar um de nós com ela para o quentinho do seu lar. "Leva-me a mim, leva-me a mim, gritávamos". Voçês nem vão acreditar ... não é que a sra me escolheu a mim ? Eu quase que explodia de alegria. Ainda agora me custa a acreditar mas a verdade é que estou mesmo aqui. A noite já não me mete medo porque agora já não passo frio e de dia tenho apanhado uns banhinhos de sol maravilhosos. Lá no canil nunca havia sol. Bom, mas é assim ... já me explicaram tudinho. Esta minha amiga não pode ficar comigo para sempre. Eu gostava muito de ficar aqui mas já entendi que não pode ser e ela diz que me vai arranjar uma casinha tão boa como esta por isso eu não me importo. E além disso, e o mais importante, é que ela me prometeu que assim que me conseguir arranjar a tal casinha vai logo ao canil buscar outro dos meus manos que lá ficaram. E eu tenho tanta pena deles. Eu passo as noites no quentinho, de dia apanho solinho, tenho comidinha boa e miminhos e eles lá, naquele sitio gelado e triste. Custa-me tanto pensar que eles ficaram lá. É por isso que estou aqui a pedir a vossa ajuda. Ajudem-me a encontrar uma casinha. Se o fizerem não só me estão a ajudar a mim como também a outro dos meus manos que assim também vai ter a hipotese de sair daquele sitio horrivel. Ajudam-nos por favor ? "
A ideia da Clara era tentar a adopção da Inês, e se conseguisse, ir buscar uma das maninhas da Inês ao canil, dando-lhe as mesmas oportunidades. A Inês chegou até a ir a uma campanha de adopção da SOS Animal, com um fatinho todo janota oferecido pela tia João Palmela. Vejam só como estava tão bonitinha.....
Dos apelos e da divulgação, ainda recebemos alguns telefonemas, mas nada de novo.....
Quanto mais o tempo passava mais difícil era para a Clara pensar na separação da sua menina. E como eu a compreendo.... e como todos nós, que gostamos de animais, tão bem a compreendemos....
No dia 6 de Fevereiro, a Clara decidiu que a Inês já não saía mais de sua casa.
A Inês mudou de nome, passou-se a chamar Lassie. É agora uma linda menina muito feliz e muito bem adoptada.
Obrigada à Clara Santos e à sua família por terem dado à Lassie esta oportunidade de ser tão feliz e amada.
------------------------------------------------------------------------------------------------Olá! Eu sou a Inês,agora com o nome de Lassie. Estava eu num canil municipal com muitos outros cachorros fechada sem ver o sol, num lugar frio e húmido, o único quentinho que tinhamos era o calor uns dos outros. A minha dona não resistiu às imagens e pedido de ajuda da Ana e da Marta, e foi ter comigo ao canil, todos nós saltávamos desejosos por sair dali, a minha dona olhou para mim de uma maneira especial, pois era a mais pequena e frágil, pegou em mim, acariciou-me e levou-me com ela. Quando cheguei à sua casinha já tinha uma caminha quentinha só para mim, pude vêr o sol, correr, saltar, cheirar as flores, e finalmente comer papinha boa sem ser ração seca. Durmo finalmente descansada, com segurança de que o dia de amanhã será sempre igual ou melhor, jamais pior.Em troca dou-lhe muitos beijinhos e brinco com ela, a minha dona farta-se de rir com as minhas parvoíces. Só sinto uma tristeza grande no meu peito, é saber que há muitos cachorrinhos que não pediram para nascer e já têm os dias contados. O meu sonho era que todos os meus companheiros tivessem um dono que os estimasse e lhes fossem fieis até ao último dia dos seus dias, assim como nós somos. Beijinhos. Lassie

Fénix - A Renascida

Em Julho /Agosto de 2005, esta linda Rottweiler foi deixada no Canil Municipal de Almada. Como já aqui tenho dito, por norma não fazemos apelos para estes animais via internet, porque já sabemos o que a casa gasta, os telefonemas sucedem-se, as caixas de correio enchem, mas sempre por pessoas de carácter duvidoso que procuram estes animais, não com o intuito de lhes dar uma boa vida, mas para fins menos bons, se é que me faço entender. Por isso optámos por ir passando a palavra a amigos e conhecidos, mencionando sempre que esta menina estava no canil, e que não poderia ficar por lá muito tempo. Junto com ela estava outro Rottweiler, também ele nas mesmas condições, e a viver o mesmo pesadelo. Mas a história deste menino ficará para um próximo post (fica a mensagem, Senhor Mário :) ).
Em finais de Setembro de 2005, esta menina continuava no canil, e como não havia nenhum dono à vista , a sua sorte foi ditada e o seu abate foi marcado. Se não aparecesse ninguém para a adoptar, e leia-se, Ninguém Especial (pois pedidos houve muitos mas eram quase só lixo), esta cadelinha seria adormecida.
O apelo que circulou na internet no dia 27 de Setembro de 2005, em acto de desespero, feito pela amiga Cristina P, dizia assim:
"CASAL DE ROTTWEILERS NO CANIL DE ALMADA São jovens ainda (cerca de 2 anos) vão ser abatidos amanhã dia 28 de Setembro de 2005!!! São meigos! Já lá estão há pelo menos 1 mês, mas só tem aparecido "lixo" para os adoptar, e neste caso o canil prefere adormecê-los e não os deixar adoecer ou entregar para fins menos claros. Por favor, se alguém pretende ter um companheiro canino 5 estrelas, que vá buscar um destes animais! Eles não abatem caso haja adopção em perspectiva! "
Infelizmente perdi as fotos originais que acompanhavam este texto, sendo que a foto que aqui está colocada já foi tirada após a saída do canil. Se alguém tiver ainda a foto original, agradeço que me envie, por favor.
Continuando.... este apelo foi colocado em vários foruns e circulou por mail, mas foi no forum da Companhia dos Animais, que após pouco mais de uma hora depois do apelo ser publicado, apareceu um rapaz já nosso conhecido e de quem temos muito boas referências que disse, em letras garrafais: SÃO MEUS! - e imediatamente se foi pespegar ao telefone com a Marta para combinar pormenores para o dia seguinte. Bem, escusado será dizer, que estas palavras geraram uma onda de felicidade, de baba e de ranho por todo o forum, e o Mário até foi promovido a Super Mário, e esta hein?
No dia seguinte, logo de manhãzinha, a Marta entrou a correr esbaforida pelo canil, para avisar os responsáveis de que os Rotts já tinham dono. "Afastem-se deles, que ninguém lhes toque, estes meninos vão ser adoptados, xô xô, não deixem o Vet chegar perto deles, que eles já têm dono". A alegria dá para estas coisas, até para a Marta fazer estas figuras, mas é por uma boa causa :p A manhã custou a passar. Lembro-me de estar no trabalho e não conseguir trabalhar, tal era a ansiedade de saber que estes dois amiguinhos estavam cá fora.
E foi assim, que tudo aconteceu. No dia 28 de Setembro, estes dois meninos, sairam do canil pelas mãos do Mário Morais. A menina para casa do Mário, o menino para casa dum amigo.
Obrigada ao Mário, por tudo, e quando dizemos tudo é mesmo TUDO.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Certo dia abandonaram-me !! Que pesadelo !!
Não percebo... um dia sonhei que estava no portão de um canil municipal com os meus donos.. eles diziam que eu era muito agressiva, mas eu nem sei o que isso quer dizer !!!
Sonhei que entrei para uma jaula fria, sem condições e onde a comida não abundava... Dei por mim a emagrecer muito, a ficar com problemas na pele, feridas, enfim a típica cadela abandonada. Ainda bem que era apenas um sonho!!
Lembro-me de ouvir alguém dizer que ia ser abatida, que não havia ninguém que aceitasse uma cadela doente e muito perigosa... chorei...
Certo dia, a Marta, uma das meninas que nos tratava, chegou ao canil a gritar para todos " Ela já tem dono, não deixem o veterinário chegar-se perto dela!!!". A miúda endoidou! - pensei...
Afinal não era um sonho!!! Tinha sido abandonada...
Depois de vários meses de sofrimento as 13h30 do dia 28/09/05 aproxima-se um homem... olhou para mim, tirou-me as medidas e tentou pôr-me uma coleira. Será que me queria levar a passear?
Vi, durante o passeio de carro, que o gajo não achou piada de eu ter deixado cair um "bocadinho" de baba no banco... Será por isso que ele me levou directa ao veterinário? Para me castigar? Granda melga de amigo que fui arranjar !!!
Era já noite quando cheguei a uma casa nova... estava lá uma chata de uma cadela parecida comigo... mas em miniatura – chamavam-lhe Jade. Ficámos amigas !!!
Fui ficando, engordei, tenho tratamento vip e NUNCA mais me fecharam numa jaula. Ando solta com a minha amiga Jade (que entretanto está quase do meu tamanho) levam-nos a passear, não nos falta nada. Enfim... sinto-me uma rainha.
Ah... quase me esquecia... Chamam-me Fénix !!! Dizem que RENASCI DAS CINZAS !

Tuesday, May 23, 2006

Franjas - Noshi

Em Março de 2005, este lindo menino foi abandonado no Canil Municipal de Almada. Quais as razões que levaram o seu ex-dono a fazê-lo, nunca o soubémos. Era um cão lindo, com um ar todo sorridente, sempre bem disposto, a quem foi posto o nome de Franjas. Desde o início que nos diziam que deveria ser filho único, pois não se dava lá muito bem com os outros cães do canil, era macho dominante alfa, cabeça de matilha. Era o que diziam....
Eis o apelo que fizémos para o Franjas:
"O meu nome é Franjas e sou um cão muito brincalhão e muito risonho. Estou num canil municipal, e ainda não acredito que vim aqui parar, acho sempre que este local é apenas um ponto de passagem e que logo logo me vêm buscar. Por isso continuo a sorrir... Porque talvez devido à minha simpatia possa cativar depressa um doninho bonzinho....porque apesar de tudo tenho esperança.... E é nisso que eu tenho de acreditar. Tenho cerca de dois aninhos, sou um jovenzito na flor da idade, pronto para te encantar com as minhas brincadeiras e a minha doçura. Gostava muito de ser filho único, primeiro para ter os miminhos só para mim, e também porque de vez em quando torço o nariz aos outros cães. Prometo que serei um bom amigo, fiel e dedicado para toda a vida. Espero também fidelidade do doninho que me virá buscar. "
O apelo circulava e circulava e não aparecia nenhum dono para o Franjas. Ainda lá chegou a ir um senhor, mas acabou por não o adoptar pois a família não gostou do Franjas. E o tempo, passava, passava....
Até que, um dia, a Sónia viu este menino e ficou de olhos muito abertos a olhar para a foto, pois parecia-lhe estar a ver um gémeo do seu cãozinho Ecco. As semelhanças eram muitas, a Sónia vive no Porto, no entanto também tinha adoptado o Ecco na margem sul de Lisboa, as idades eram semelhantes, será que eram irmãos? Essa dúvida permanece, e ficará para sempre como uma incógnita. Mas o que é certo é que a Sónia veio de propósito a Lisboa para buscar o lindo Franjinhas. Lá foi ele para o Porto, onde vive feliz com o Ecco e outros cães. Foi adoptado no dia 8 de Agosto de 2005.
Obrigada à Sónia Pinto Vieira e família por estar a proporcionar ao lindo Noshi uma vida cheia de felicidade, carinho e qualidade.
(E já agora, quem não conhece o trabalho dela, pode consultar aqui ao lado nos meus links o site PelosAnimais.org).
---------------------------------------------------------------------------------------------------O meu nome é Noshi, e vou contar-vos como cheguei até aqui.
Tudo começou naquele triste dia de Março de 2005 em que a minha antiga família se livrou de mim e me entregou no canil municipal. A princípio pensei que voltassem para me buscar, mas os dias foram passando e eu cada vez ficava mais triste. A minha tristeza deu lugar a alguma revolta e tive alguns "desentendimentos" com os meus companheiros do canil. Mas claro que no canil as coisas não corriam bem para nenhum de nós: as pulgas e as carraças atormentavam-nos constantemente e a comida era pouca e má.
Tudo mudou passados cinco meses, num quente dia de Agosto, em que alguém chegou ao canil para me vir buscar. A princípio não estava com muita vontade de sair dali, mas como a família parecia simpática lá acedi a ir com eles. Afinal de contas: era difícil ir para um lugar pior do que aquele, não?
Partimos numa longa viagem de carro. Fui sempre caladinho e sossegado no banco de atrás, mas pude perceber alguma coisa do que os humanos iam dizendo. Parece que me foram buscar por terem visto a minha fotografia num apelo de adopção e me terem achado muito bonito! E também disseram que eu era muito parecido com outro cãozito que já tinham (mas disso não gostei muito de saber).
Chegados ao destino, deram-me logo uma enorme banhoca. Devo dizer que achei um excesso de intimidade, pois tínhamos acabado de nos conhecer, mas não posso negar que estava mesmo a precisar. Depois do banho levaram-me para um quarto onde pudesse descansar e deram-me uma boa paparoca. Foi nessa altura que percebi que tinha encontrado a minha nova família e estava em segurança! Senti-me tão agradecido, que dei um tímido beijinho à minha nova mamã. E olhem que eu não sou nada beijoqueiro!
No dia seguinte reparei que a minha nova família estava muito ansiosa. Queriam apresentar-me ao resto da família canina, mas temiam que eu tivesse alguma altercação com algum deles -- a minha fama precedia-me! Mas eu estava tão agradecido que me portei tão bem quanto pude e até consegui ignorar o tontinho do outro macho da casa -- afinal, se não fosse ser parecido com ele, provavelmente não teria conseguido sair do canil!
Não me quero gabar, mas agora estou mais bonito do que nunca! A comida é boa e o meu pêlo ficou grande e bonito. Também engordei uns bons quilinhos, mas é quase só músculo! Tudo está bem quando acaba bem. Au! Au!
Noshi
As duas primeiras fotos foram tiradas em Agosto de 2005. O Noshi de chegada ao Porto, ainda magrinho, e o Noshi com o seu mano gémeo Ecco.
Quem é quem?
Esta última foto é de Maio 2006. O Noshi engordou 10 kilitos e o pelo cresceu bastante.
É o que faz a boa vida, mas tu mereces Noshi :)

O Ursinho Dourado - Sortudo

O Ursinho Dourado era um cãozinho que vivia no Canil Municipal de Torres Vedras, não sabemos há quanto tempo já estava por lá. No famoso dia de Janeiro em que eu e a Susana lá fomos tirar fotos, não conseguimos ficar indiferentes a este menino tímido e carente, que tinha adoptado como seu maninho mais velho e protector o outro cãozinho que também vêem na foto. Estavam sempre encostados um ao outro, como que a proteger-se, numa amizade verdadeira, numa união tão bonita que até nos emocionou, falo por mim, que sempre que olho para esta foto, vejo aqui o verdadeiro Amor, e este tão bonito, entre dois animais abandonados. Que esta amizade seja um exemplo, para nós Humanos, que tantas vezes não lhe damos o devido valor...
No dia em que a Cristina me telefonou, nem era para este menino mas sim para o outro Ursinho cuja história já está aqui neste blog. Falei-lhe noutros animais, trocámos alguns mails e por fim a Cristina disse-me que iria adoptar o Ursinho Dourado e que até já tinha nome para ele, iria ser o Sortudo. Fiquei toda feliz, encaminhei-a logo para as nossas amigas de Torres Vedras e assim se concretizou a adopção do nosso querido Ursinho Dourado. No dia 11 de Fevereiro de 2006, o Ursinho Sortudo começou a sua nova vida, com tudo aquilo que merece.
Obrigada à Cristina e à sua simpática família por hoje o Sortudo estar feliz e por lhe terem proporcionado uma vida diferente, tão longe da tristeza e do abandono.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Num Sábado, como a maior parte das pessoas, assistia descontraídamente ao Jornal da Uma; apenas o olhar estava fixo na tv, pois o pensamento vagueava por algures; quando uma imagem me desperta da minha viagem, dos meus passeios; uma gatinha siamesa, linda, linda, mas com um pequeno pormenor, uma pequena diferença, esta gatinha tinha apenas um olhito.
Logo, logo, a notícia me prendeu a atenção. Falava de uma campanha de doação de animais que se efectuava nesse fim-de-semana, algures, pois não me lembro bem aonde.
Consegui memorizar o site (www.companhiadosanimais.pt), pois fiquei logo com a ideia de bisbilhotá-lo na segunda-feira seguinte, no meu emprego, pois não tenho internet em casa.
Bisbilhotice atrás de bisbilhotice, com uma dor no meu coração sem fim, pois as bisbilhotices só iam ter a páginas, onde se via tanta tristeza nos olhares daqueles seres que sem culpa nenhuma se encontram em situações sem descrição, cheguei a uma página, que iria mudar um pouco a vida lá de casa.
Ainda não referi mas tenho uma "Nina" linda (também ela maltratada) que nós acolhemos e que faz parte da família há 8 anos. A "Nina", pensava eu, deve achar-se muito só, todo o dia sozinha, pois os donos têm que ganhar uns dinheiritos para a sua paparoca e anda tão tristonha, um amigo não lhe faria mal nenhum. Pensamento puxa pensamento concluí que a minha Nina iria ter um Amigo, tinha que ser amigo pois de amigas ela não gosta lá muito, iria ter que dividir a sua beleza, o seu principiado por mais alguém e isso não poderia acontecer, ela é a Rainha lá de casa, se quisesse teria que arranjar um Rei.
Pois bem a primeira parte da ideia estava concretizada, faltava a outra, convencer o pessoal lá de casa! E como já tinha um bichinho debaixo de olho, não foi preciso muito! Foi só descreve-lo e quase convenci. Precisava de pormenores, por isso no dia seguinte telefonei para o número de telemóvel indicado. Atendeu-me alguém muito simpático que me disse que o bichinho que eu procurava já tinha sido adoptado, fiquei triste e feliz ao mesmo tempo, mas não baixei os braços. A Ana C., a simpatia que me atendeu, falou-me num outro cãozito; fiquei então com a tarefa de ir bisbilhotar mais uma vez as páginas de adopção de animais.
Pois bem, andava eu nas minhas visitas, aquando meu coração para, que coisinha mais triste, que olhar mais terno pedindo ajuda, pedindo socorro. Apaixonei-me ao primeiro olhar. Aquele nino tinha que ser meu, era macho, porte pequeno, olhar meigo. O amigo ideal para a "Nina".
Imprimi a sua fotografia, bem como mais duas ou três, para que em família decidisse-mos qual a adoptar. Vos devo dizer que foi unanime. O "Ursinho dourado" era a nossa escolha e já tinha nome e tudo, seria "Sortudo", nome escolhido pelo príncipe da casa, o meu filhote.
Pormenores tratados e afinados, no Sábado seguinte dirigimo-nos ao Canil de Torres Vedras, uma horita e meia de viagem e bastante ansiedade na mala, pois não sabíamos o que iríamos encontrar, lá chegámos.
Não vos vou descrever o choque que apanhei ao entrar no Canil porque não vale a pena, não tem descrição aquela tristeza, aqueles choros, aqueles pedidos de ajuda nos seus olhares.
Assim que comecei a percorrer com o olhar as boxes, conheci logo o meu "Sortudo", estava logo na primeira box, à porta, parecia que estava à nossa espera.
Foi complicado coloca-lo no carro, mais complicado ainda a viagem, pois o seu perfume era "bom" demais.
Chegando a Setúbal, foi directo para a sua "cabeleireira" particular, que já estava à espera. Quando saiu de lá nem parecia o mesmo, nem ele nem o cheiro.
Agora apenas faltava um pequeno grande pormenor, apresentá-lo à Nina. Qual seria a sua reacção? Pois bem, devo dizer que foi a que esperávamos, na rua não lhe deu muita importância, mas assim que ele atravessou a porta de entrada o caso mudou de figura. Não lhe fez mal mas também não lhe deu muita confiança. Ainda hoje, passados três meses é assim, ele não se pode chegar ao pé de mim que há logo fita. Não lhe morde mas dá o seu aviso "A dona é minha e só minha! Pira-te daqui". Ele, ele não lhe liga e continua na sua vidita, acho que gosta de estar connosco, pelo menos pela festa que faz quando chegamos a casa assim parece.
Chinelos é com ele! Brinquedos do miúdo é com ele! Até tampinhas de garrafas são com ele! Tudo o que apanha a jeito leva para a sua cama, para junto dos seus próprios brinquedos!
Faz asneiras, ainda está a aprender a rotina mas é FELIZ! Cristina Caratão

Friday, May 12, 2006

Alexia - Daisy


Em Janeiro de 2006 esta linda boxer foi abandonada no Canil Municipal de Almada. Com a bonita idade de 10 anos e toda uma vida de dedicação, e quiça, de sofrimento, a Alexia, nome dado por nós, viu a sua vida por um fio, atrás destas grades frias. No momento em que mais precisava de conforto e de carinho, viu-se de repente desprotegida, desamparada, deixada para trás por uns donos desprovidos de qualquer tipo de sentimento. No dia em que fizémos o apelo, a Alexia tinha os dias contados. O apelo era a única réstea de esperança para uma cadelinha que ainda tinha tanta vontade de viver....
Aqui está o apelo que fizémos para ela:
"Eu sou a Alexia, uma linda boxer com 10 anos e estou num canil municipal. Ao longo de toda a minha vida fui usada, tantas vezes fui mamã, tantas vezes vi os meus filhotes irem sem eu quase ter tempo de lhes dizer adeus.... O tempo foi passando e eu fui envelhecendo.... Até que um dia, quando já precisava era de descanso e de uma boa vidinha de paz e de sossego, alguém me fez as malas e veio deposita-las juntamente comigo, neste canil municipal. Com 10 anos Agora estou aqui, e estou tão triste que nem imaginam, aquele restinho de paz que eu esperava para o fim da minha vida, tem sido nos últimos tempos um acumular de incertezas, de dor, de impotência perante o ser humano, alguns seres humanos, que nunca pensei serem tão cruéis. A minha vida está em contagem decrescente, mas não é por me sentir velha, ou cansada, ou estar doente.... é apenas porque aqui somos muitos, demasiados animais num canil municipal.... Se me quiseres adoptar, e com a máxima urgência porque tenho os dias contados, contacta as minhas amigas".
O apelo circulou com toda a urgência, atravessou vários foruns e caixas de correio, até que pousou numa, onde parou, porque houve alguém que se rendeu completamente a esta menina e foi a correr adoptá-la. A D. Isabel, conhecedora da raça, decidiu dar à Alexia tudo aquilo que ela nunca na vida tinha tido, um final de vida calmo e sereno, com Amor e muitas brincadeiras.
E agora aqui entre nós, acham que esta cadelinha "maluca" que está aqui em baixo a brincar com a bola aparenta ter dez anos? Eu acho que a miúda rejuvenesceu nas mãos da D. Isabel.
A Alexia foi adoptada no dia 11 de Janeiro. Um grande, grande obrigada à D. Isabel Delgado por ter esse coração tão grande.... as fotos da Alexia-Daisy falam por si.
p.s. um pequeno à parte para contar uma coisinha engraçada:
Logo nos primeiros dias fomos contactadas pela D. Isabel, pois estava preocupada com a Alexia e achava que ela era surda. Achámos muito estranho e perguntámos porquê. Porque não respondia ao nome, é que nem levantava a cabeça. Eh eh! Lá ficou tudo esclarecido quando dissémos que Alexia era apenas um nome dado por nós para fazer os apelos. Como damos a todos, para que, nem que seja a única vez na vida, tenham um nome.
-----------------------------------------------------------------------------------------------


O meu nome já foi outro outrora, mas os meus donos que me abandonaram num canil, não o deixaram , pois o meu destino para eles era certo, com cerca de 10 anos de idade, quem me ía querer ? Para quê deixar nome ou caderneta de vacinas ?

Não percebi porque me abandonaram... porque eu fui sempre amiga deles. As únicas coisas que precisava eram de uma cama num canto, de uma festa , um brinquedo e não incomodava ninguém.

Mas como disse, deixaram-me num sitio frio, sem conforto de uma cama ou cobertor , sem um brinquedo, sem um amigo para me fazer festas. Estava ali, e estava muito triste.

Um dia de Janeiro, alguém apareceu e disse que " era eu"........ eu fui..... sem perceber nada, pois não eram os meus donos.... mas fui.

Levaram-me ao veterinário, para me dar as vacinas, depois cheguei a uma casa em que havia vários boxers como eu. Senti que aquela ía ser a minha casa.
Dois dias depois levei uma banhoca com águinha morna, tão bom...nem me mexia. Fiquei a cheirar a pêssego.

A minha dona ofereceu-me uma coleira nova , com ossinhos cor de rosa......

Tenho uma casa térmica, cama de espuma, mantas polares na minha cama, brinquedos, comida própria para a minha idade e CARINHO. A minha nova dona deu-me o nome de Daisy, em memória à cadela que ela perdeu com a minha idade há 4 anos atrás. Senti-me honrada.

Posso dizer que esta nova dona, conseguiu Amar incondicionalmente... sem pensar que não me conhecia, que eu era velhota , que precisava de gastar dinheiro comigo etc. Ainda HÁ HUMANOS que CONSEGUEM AMAR, como nós!

Magoa-me....... que os meus donos me tenham abandonado, mas é porque nunca me amaram.

Dói, mas a Verdade muitas vezes dói. Ser abandonada por quem estimámos toda a Vida, é muito triste.

Mas sei que agora nada me vai acontecer de mal, tenho casa, tenho Uma Amiga, tenho brinquedos e conforto.


Assina: Daisy e Isabel Delgado


Menina felpudinha e menina bichon - Lua e Blanche





A menina Bichon e a menina Felpudinha eram duas meninas muito lindas que foram abandonadas no Canil Municipal de Torres Vedras. Como é possível? pergunto eu- e perguntam todos com certeza....A menina Bichon quando lá chegou tinha o pelo num estado tão miserável que teve de ser tosquiada de imediato, pois quase não se conseguia descobrir a cadela no meio de tanto pelo estragado. A pequenina Felpudinha também não estava lá muito penteada, e qualquer uma delas estava profundamente triste devido ao abandono. Um dia, em princípios de Fevereiro recebi um telefonema duma senhora muito simpática que queria adoptar uma cadelinha de porte pequeno. Sentia-se muito sozinha e sentia a falta de uma amiguinha que com ela compartilhasse a sua vida. E foi assim que lhe mandei uma série de fotografias de cães de porte pequeno para que ela pudesse encontrar a sua amiguinha para a vida. A senhora rapidamente me respondeu que se tinha encantado com a menina Bichon, e depois disso contactou as responsáveis do canil de Torres Vedras para combinar ir buscá-la. Mas..... qual não foi o meu espanto quando recebo a notícia de que em vez de uma, iria adoptar duas, e claro, fiquei muito feliz por saber que a menina Felpudinha também iria ter uma casinha brevemente. Além disso durante o dia estão sozinhas e assim também fazem companhia uma à outra. Foi uma boa opção.

Continuamos a receber noticias periódicas através da dona delas, e montes, montes de fotos em que se vê que cada dia são mais mimadinhas e mais estimadinhas, as nossas "lulus" de Torres Vedras. Chamam-se agora Lua e Blanche. Foram adoptadas no dia 11 de Fevereiro de 2006.

Obrigada à D. Antonieta Melleiro por tudo o que tem dado a estas meninas. O ar delas (e da dona também) é o maior testemunho dessa felicidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Era uma vez uma avozinha, que vivia sozinha.
Chegava a casa e não tinha ninguém com quem conversar.
Sentava-se a ver televisão, ou a ler, e assim ia passando os serões, sempre muito só.
Até que um dia soube que havia uma instituição que recolhia animais abandonados, nomeadamente cães.
Helás, uma luzinha iluminou o coração da avozinha, e ela foi logo naquele fim de semana buscar duas cadelinhas que a adoptaram como
Se sempre tivessem vivido com ela.

Hoje, já lá vão 3 meses, vivemos todas juntas, muito alegres, com uns serões brincalhões, porque agora a avozinha vai passear todos os fins de tarde com as suas meninas, e antes de ir para a cama à noitinha, vai dar outra passeata com elas.
São as minhas melhores amigas. Nunca se zangam comigo, mesmo quando não estou com muita disposição para brincadeiras.
Mas o melhor de tudo é que estão sempre lá quando eu preciso de companhia, ficam horas enroscadas aos meus pés enquanto faço qualquer coisa, e mais, são a minha sombra.

São as minhas melhores amigas
Antonieta Melleiro

Tuesday, May 09, 2006

Piriri - Ralphie


No inicio de Outubro de 2005, esta coisinha fofinha e pequeninita que aqui está na foto foi entregue no Canil Municipal de Almada. Assim, sem mais, sem qualquer palavra ou adeus, alguém virou as costas e deixou este menino para trás, entregue à sua "sorte". Ainda tão bebé, com cerca de 4 mesitos, este lindo a quem dei o nome de Piriri, por ser tão pequenito e engraçado, chorava noite e dia, e chorava o mais alto que podia, com esperança de não passar despercebido. Este foi o apelo que fizémos para o Piriri:
"Eu sou o Piriri e estou num canil municipal. Ainda sou muito pequenito, sou um bebé com uns 3-4 mesitos mas infelizmente já me apercebi que aqui onde estou a vida é triste, e por isso passo os meus dias inteiros a chorar. Choro muito porque quero sair daqui, para um lar, coisa que nunca conheci, mas que já ouvi aqui os meus amigos contarem que é coisa boa, e que por isso eu gostava de conhecer. Sou um menino muito queriduxo, sou meiguinho e amoroso e vou ficar de porte médio. Tenho esperanças que depois de lerem este meu apelo que me venham buscar depressa, agora com esta chuva, e sem qualquer protecção, também corro riscos de ficar doentinho.... e o resto.... nem é preciso contar.... Pensem em mim e venham adoptar-me.... eu tenho a certeza de que não se vão arrepender. "
O apelo foi colocado em vários sítios mas foi na Companhia dos Animais (e quem não conhece só tem que ir conhecer depressinha, o link está aqui em baixo à direita) que mais pessoas se renderam a este menino. A Ritinha disse logo que em duas semanas garantia a adopção, a Sónia ajudou à festa e no próprio dia este menino já tinha uma Familia Temporária à sua espera disposta a ir buscá-lo no dia seguinte. E foi assim que, pelas mãos da Isabel, este menino disse adeus à triste sorte no dia 11 de Outubro de 2005. Lá foi ele regaladinho e mal cheiroso para casa da Isabel, direitinho para a banhoca assim que chegou, e por lá ficou, a testar a paciência dos cães residentes, a marcar o seu território pela casa incluindo tapetes, e ao fim de tanta canseira.... a dormir grandes sonecas na cama da filha da Isabel. Dois dias depois, o Piriri foi à experiência para outra casa. Se se portasse bem, seria adoptado. Portar bem.... enfim.... cof cof, mas o que é certo é que por lá ficou e ainda lá está até hoje.
A última "asneira" é esta mania que ele agora tem de roubar o computador aos donos para escrever histórias felizes. O Piriri foi adoptado no dia 13 de Outubro de 2005.
Obrigada ao Nuno e à sua família por tudo o que têm dado a este menino.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu sou o Ralphie.
Sei isso porque todos os dias me chamam. Mais forte quando faço asneiras, mais devagar quando é para comer ou passear à rua.
Não me lembro do meu pai ou da minha mãe mas sei que fui parar a um canil e que alguém me levou, porque eu não sabia lá ir sozinho....
Era um sitio escuro e frio e chamavam-me piri...só se fosse “pira –te daqui”.
Gritava o mais alto que podia.
Um dia alguém me tirou uma foto atrás daquelas grades e o meu ar de tristeza gritou ainda mais alto que os meus pulmoeszinhos.

Só sei que dali fui para uma casa quentinha.
Durmo na cama da minha dona e tenho uma capa para o frio e para a chuva para não me constipar. Já fui de ferias para o Algarve e não é para me gabar, mas sou um rapaz muito jeitoso....

Ralphie..... olhem oiço chamar e desta vez é forte....deve ter sido por ligar o computador sem autorização....mas eu tinha que escrever a história para a Ana C né????
 
Amazon Coupon
Hit Counters