HAPPY DOG - HAPPY CAT

Um dia, largaram as correntes, abriram as suas asas, e voaram.... para um novo Mundo, para uma nova Vida... Que sejam agora felizes, que o tempo apague depressinha as memórias dos canis e da rua, onde um dia foram abandonados à sua triste sorte.

Tuesday, May 23, 2006

O Ursinho Dourado - Sortudo

O Ursinho Dourado era um cãozinho que vivia no Canil Municipal de Torres Vedras, não sabemos há quanto tempo já estava por lá. No famoso dia de Janeiro em que eu e a Susana lá fomos tirar fotos, não conseguimos ficar indiferentes a este menino tímido e carente, que tinha adoptado como seu maninho mais velho e protector o outro cãozinho que também vêem na foto. Estavam sempre encostados um ao outro, como que a proteger-se, numa amizade verdadeira, numa união tão bonita que até nos emocionou, falo por mim, que sempre que olho para esta foto, vejo aqui o verdadeiro Amor, e este tão bonito, entre dois animais abandonados. Que esta amizade seja um exemplo, para nós Humanos, que tantas vezes não lhe damos o devido valor...
No dia em que a Cristina me telefonou, nem era para este menino mas sim para o outro Ursinho cuja história já está aqui neste blog. Falei-lhe noutros animais, trocámos alguns mails e por fim a Cristina disse-me que iria adoptar o Ursinho Dourado e que até já tinha nome para ele, iria ser o Sortudo. Fiquei toda feliz, encaminhei-a logo para as nossas amigas de Torres Vedras e assim se concretizou a adopção do nosso querido Ursinho Dourado. No dia 11 de Fevereiro de 2006, o Ursinho Sortudo começou a sua nova vida, com tudo aquilo que merece.
Obrigada à Cristina e à sua simpática família por hoje o Sortudo estar feliz e por lhe terem proporcionado uma vida diferente, tão longe da tristeza e do abandono.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Num Sábado, como a maior parte das pessoas, assistia descontraídamente ao Jornal da Uma; apenas o olhar estava fixo na tv, pois o pensamento vagueava por algures; quando uma imagem me desperta da minha viagem, dos meus passeios; uma gatinha siamesa, linda, linda, mas com um pequeno pormenor, uma pequena diferença, esta gatinha tinha apenas um olhito.
Logo, logo, a notícia me prendeu a atenção. Falava de uma campanha de doação de animais que se efectuava nesse fim-de-semana, algures, pois não me lembro bem aonde.
Consegui memorizar o site (www.companhiadosanimais.pt), pois fiquei logo com a ideia de bisbilhotá-lo na segunda-feira seguinte, no meu emprego, pois não tenho internet em casa.
Bisbilhotice atrás de bisbilhotice, com uma dor no meu coração sem fim, pois as bisbilhotices só iam ter a páginas, onde se via tanta tristeza nos olhares daqueles seres que sem culpa nenhuma se encontram em situações sem descrição, cheguei a uma página, que iria mudar um pouco a vida lá de casa.
Ainda não referi mas tenho uma "Nina" linda (também ela maltratada) que nós acolhemos e que faz parte da família há 8 anos. A "Nina", pensava eu, deve achar-se muito só, todo o dia sozinha, pois os donos têm que ganhar uns dinheiritos para a sua paparoca e anda tão tristonha, um amigo não lhe faria mal nenhum. Pensamento puxa pensamento concluí que a minha Nina iria ter um Amigo, tinha que ser amigo pois de amigas ela não gosta lá muito, iria ter que dividir a sua beleza, o seu principiado por mais alguém e isso não poderia acontecer, ela é a Rainha lá de casa, se quisesse teria que arranjar um Rei.
Pois bem a primeira parte da ideia estava concretizada, faltava a outra, convencer o pessoal lá de casa! E como já tinha um bichinho debaixo de olho, não foi preciso muito! Foi só descreve-lo e quase convenci. Precisava de pormenores, por isso no dia seguinte telefonei para o número de telemóvel indicado. Atendeu-me alguém muito simpático que me disse que o bichinho que eu procurava já tinha sido adoptado, fiquei triste e feliz ao mesmo tempo, mas não baixei os braços. A Ana C., a simpatia que me atendeu, falou-me num outro cãozito; fiquei então com a tarefa de ir bisbilhotar mais uma vez as páginas de adopção de animais.
Pois bem, andava eu nas minhas visitas, aquando meu coração para, que coisinha mais triste, que olhar mais terno pedindo ajuda, pedindo socorro. Apaixonei-me ao primeiro olhar. Aquele nino tinha que ser meu, era macho, porte pequeno, olhar meigo. O amigo ideal para a "Nina".
Imprimi a sua fotografia, bem como mais duas ou três, para que em família decidisse-mos qual a adoptar. Vos devo dizer que foi unanime. O "Ursinho dourado" era a nossa escolha e já tinha nome e tudo, seria "Sortudo", nome escolhido pelo príncipe da casa, o meu filhote.
Pormenores tratados e afinados, no Sábado seguinte dirigimo-nos ao Canil de Torres Vedras, uma horita e meia de viagem e bastante ansiedade na mala, pois não sabíamos o que iríamos encontrar, lá chegámos.
Não vos vou descrever o choque que apanhei ao entrar no Canil porque não vale a pena, não tem descrição aquela tristeza, aqueles choros, aqueles pedidos de ajuda nos seus olhares.
Assim que comecei a percorrer com o olhar as boxes, conheci logo o meu "Sortudo", estava logo na primeira box, à porta, parecia que estava à nossa espera.
Foi complicado coloca-lo no carro, mais complicado ainda a viagem, pois o seu perfume era "bom" demais.
Chegando a Setúbal, foi directo para a sua "cabeleireira" particular, que já estava à espera. Quando saiu de lá nem parecia o mesmo, nem ele nem o cheiro.
Agora apenas faltava um pequeno grande pormenor, apresentá-lo à Nina. Qual seria a sua reacção? Pois bem, devo dizer que foi a que esperávamos, na rua não lhe deu muita importância, mas assim que ele atravessou a porta de entrada o caso mudou de figura. Não lhe fez mal mas também não lhe deu muita confiança. Ainda hoje, passados três meses é assim, ele não se pode chegar ao pé de mim que há logo fita. Não lhe morde mas dá o seu aviso "A dona é minha e só minha! Pira-te daqui". Ele, ele não lhe liga e continua na sua vidita, acho que gosta de estar connosco, pelo menos pela festa que faz quando chegamos a casa assim parece.
Chinelos é com ele! Brinquedos do miúdo é com ele! Até tampinhas de garrafas são com ele! Tudo o que apanha a jeito leva para a sua cama, para junto dos seus próprios brinquedos!
Faz asneiras, ainda está a aprender a rotina mas é FELIZ! Cristina Caratão

4 Comments:

  • At 1:45 PM, Anonymous Anonymous said…

    Que grande tosquia que ele levou!!!

     
  • At 2:52 AM, Anonymous Anonymous said…

    E o Amiguinho do Ursinho ? Sabem se também teve sorte ?

     
  • At 2:16 PM, Blogger Tixa said…

    São todos lindos e se pudesse ficava com eles todos...
    Bom trabalho...

     
  • At 1:36 PM, Anonymous Anonymous said…

    Acho que o amiguinho do ursinho foi posto a dormir...

     

Post a Comment

<< Home

 
Amazon Coupon
Hit Counters